Blog Avenida

Artigos para o seu dia-a-dia

Queijos e Vinhos: Saiba fazer a combinação perfeita

Com a chegada do inverno, nada melhor do que reunir-se com a família, os amigos ou alguém especial e saborear um delicioso jantar. Acrescente em sua mesa uma clássica combinação de vinhos e queijo e deixe tudo ainda melhor.

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo! Neste conteúdo, vamos te ajudar a realizar uma bela harmonização com diversos tipos de queijos e os vinhos ideais para cada um deles, garantindo um realce de sabores aos seus convidados. Confira:

Queijos frescos

São queijos suaves, possuem maior teor de umidade e acidez. Normalmente não sofreram nenhuma maturação (processo de envelhecimento), possuem o sabor moderado, além de serem menos salgados. São exemplos: a Muçarela de búfala, a Ricota, o Feta, e o Minas Fresco. Os vinhos brancos frescos e leves são os mais indicados para o acompanhamento.

Queijos frescos maturados

Esses queijos, passam por um processo de envelhecimento no qual ganham cor, sabor, aroma e textura, onde cria-se uma crosta fina formada pelo bolor. São integrantes desta família queijos como o Clochette ou o Valençay. Nesse caso, a melhor opção é por vinho branco que possua bom frescor e mineralidade em evidência.

Queijos brancos moles

São macios, possuem o interior cremoso e o sabor suave. Os mais conhecidos são Brie e Camembert, e outros como o Capricorn Goat. O vinho ideal para este acompanhamento é um belo Espumante.

Queijos duros

Esses queijos possuem uma casca dura e sabor característico. Sua textura é quebradiça e granulosa, alguns levemente crocantes. Neste grupo temos os queijos como o Grana Padano, o Manchego e o Pecorino. São ótimos parceiros para tintos intensos e encorpados.

Queijos azuis

São Caracterizados por apresentar, manchas azuladas devido a presença de bolor, como o Roquefort e o Gorgonzola. São queijos macios, com sabor extremamente marcante. Harmonizam com vinhos brancos fortificados ou doces, assim como tintos como do Porto.

Agora que você já sabe o vinho ideal para acompanhar o seu queijo preferido, clique aqui e encontre o Supermercado Avenida mais próximo de você e aproveite!

Deixe um comentário!

Comentários