Blog Avenida

Artigos para o seu dia-a-dia

O espumante perfeito para você!

O fim de ano está chegando e com ele as comemorações, portanto, nada melhor do que uma bebida clássica para brindar o ano que se encerra e comemorar o futuro com aqueles que amamos. O espumante é a bebida mais popular para a ocasião, mas você sabia que existe mais de um tipo de espumante? Sim, tem um espumante para cada gosto: nature, brut, extra brut, sec ou seco, demi-sec e doce. Listamos as principais características de cada um para você não errar na hora de escolher.

Nature: é considerado o espumante mais seco, pois possui um teor de açúcar mais baixo que os demais (3g por litro), destacando assim o sabor do vinho e das uvas utilizadas em sua produção.
Extra Brut: possui um pouco mais de açúcar do que o Nature (3,1g à 8g por litro), mas ainda é considerado um espumante seco, de acidez exaltada. Queijos e massas são alimentos que combinam bem com esse tipo de espumante.
Brut: considerado o mais versátil, agrada a todos, desde os que preferem vinhos mais secos aos que preferem vinhos mais doces. Apesar da maior concentração de açúcar (8,1g à 15g por litro), apresenta um toque seco ao final.
Sec: o espumante sec perde o toque seco dos anteriores (15,1g à 20g de açúcar por litro), apresentando um sabor mais doce, porém ainda equilibrado. É indicado para quem não possui o costume de tomar espumante. Vai bem com aperitivos.
Demi-sec: com teor de açúcar variante entre 20,1g à 60g por litro, possui níveis de doçura variados, a depender da marca. A melhor opção é observar o rótulo e escolher de acordo com a sua necessidade.
Doce: como já revelado pelo próprio nome, esse tipo de espumante é considerado o mais doce (a partir de 60g por litro), combinando com sobremesas em geral.

Agora que você já sabe as diferenças, não perca tempo. Vá até o Avenida mais próximo para conferir as opções disponíveis e escolha o espumante perfeito para festejar com seus entes queridos. Boas festas!

Deixe um comentário!

Comentários