Blog Avenida

Artigos para o seu dia-a-dia

É TEMPO DE ABACATE

Chegou o outono e com ele, suas frutas, verduras e legumes da estação encontradas com maior frequência e facilidade. Hoje falaremos sobre o abacate, esse fruto proveniente do abacateiro com casca verde, dura e áspera, considerado um dos mais consumidos no Brasil.

O tempo de maturação ocorre nos meses de março a agosto e seu consumo no Brasil costuma ser em vitaminas misturado com leite e açúcar e também em saladas. É usado ainda na fabricação de doces e sorvetes e, com a popularização da culinária mexicana, também passou a ser utilizado no preparo do delicioso Guacamole.

A polpa, que pode ser amarela (às vezes verde) é macia e rica em proteínas, fósforo, ferro, gorduras, fibras, potássio. além de possuir diversas vitaminas, cujas principais são: vitamina C, A, B5, B3 e vitamina B2. Estudos recentes na área de nutrição apontaram que o consumo regular de abacate pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides no sangue, mas apesar disso, o abacate possui cerca de 140 calorias por 100 gramas e, portanto, é considerado um fruto muito calórico.

Curiosidades:

Existem cerca de quatrocentas variedades (espécies de abacates) no mundo todo.

O México é o maior produtor, consumidor e exportador de abacate do mundo.

Cerca de 30% da produção mundial deste fruto é realizada neste país. Existem evidências indicando que os Maias e Astecas consumiam o abacate com frequência.

Os mexicanos usam também as folhas do abacateiro para fazer condimentos.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e confira muito mais em nosso blog. Clique aqui.

Deixe um comentário!

Comentários