Blog Avenida

Artigos para o seu dia-a-dia

Benefícios do Mamão

Vamos aprender um pouco mais sobre o mamão? Outra fruta da estação que é extremamente nutritiva e MUITO saborosa!

O mamão é uma fruta que contém vitaminas A, C e algumas do complexo B. Também é rica em sais minerais como: ferro, cálcio e fósforo. Outro elemento presente, a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo (contrações), facilitando assim a evacuação.
Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer. Aliás, possui mais vitamina C que a laranja e o limão.
Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.
Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.
É diurético, emoliente, laxante e refrescante.

Outras Dúvidas sobre o Mamão
Quanto e como consumir?

Não precisa ser muito: uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.
Para potencializar a ação é bom ingerir também o zinco, que está presente por exemplo na castanha do pará.

As gorduras podem potencializar a ação dos carotenóides no organismo. Por isso, vale a pena ralar uma ou duas castanhas do Pará sobre o seu mamão, antes de consumí-lo. Além de comer o mamão in natura, pode-se usá-lo em sucos, vitaminas e shakes.

Posso consumir as sementes?

Sim, as sementes de mamão também possuem propriedades medicinais. Elas são muito boas no tratamento de vermes intestinais.

FONTE: https://belezaesaude.com/beneficios-mamao/

Deixe um comentário!

Comentários

Por